Reunião de cooperação técnica ABACC-AIEA sobre o método “ABACC-Cristallini” e participação dos laboratórios analíticos da Rede ABACC no programa de intercomparações da AIEA
Entre 9 e 13 de setembro de 2024, no âmbito da cooperação com a AIEA, a ABACC realizou reuniões e visitas com os representantes daquela organização, Drs. Steven Devry Balsley, diretor do laboratório analítico de salvaguardas e Georges Duhamel, chefe da equipe de Química do Laboratório de Material Nuclear do Departamento de Salvaguardas.
O objetivo do encontro foi discutir o método ABACC-Cristallini de amostragem de UF6 e a participação dos laboratórios brasileiros e argentinos que realizam análises destrutivas de material nuclear para aplicação do SCCC pela ABACC nos exercícios de intercomparação da AIEA.
Na reunião inicial, com representantes da Autoridade Regulatória Nuclear (ARN) e da Comissão de Energia Atômica (CNEA) da Argentina, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do Brasil, das Indústrias Nucleares do Brasil – INB, da Argentina e do Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo – CTMSP, tratou-se do andamento dos testes do Método ABACC-Cristallini pela AIEA, realizado em diferentes instalações nucleares ao redor do mundo, no âmbito dos programas de apoio às salvaguardas da AIEA. Além disso, foram definidos os próximos passos de cooperação visando a pronta implementação do método nas instalações sob salvaguardas de ambos os países e a participação dos laboratórios nos exercícios de intercomparação realizados pela AIEA (Nuclear Material Round Robin – NMRORO).
A ABACC destacou a aprovação do método ABACC-Cristallini em 2023 e sua próxima implementação para uso rotineiro em instalações nucleares na Argentina e no Brasil. A AIEA destacou a conclusão técnica positiva sobre os testes realizados para a aceitação do método. As partes consideraram os próximos passos de cooperação entre ambas as agências com vista à sua implementação conjunta. Foram realizadas visitas aos laboratórios analíticos da rede ABACC, e consideraram os resultados obtidos nos exercícios recentes e a continuidade de sua participação na próxima rodada do NMRORO.