A ABACC e a Agência Internacional de Energia Atômica realizam conjuntamente as inspeções de salvaguardas nas instalações nucleares do Brasil e da Argentina com o objetivo de otimizar recursos humanos, financeiros e materiais. As inspeções são precedidas de um planejamento minucioso e se dividem em três etapas: pré-inspeção, inspeção in-loco e a pós-inspeção.

Inspetores

A ABACC conta com uma equipe de 100 inspetores, entre brasileiros e argentinos. Os inspetores são, na maioria, provenientes das autoridades nacionais dos dois países, o que  lhes dá largo conhecimento das instalações a serem inspecionadas.

Mais de 70% dos inspetores tem uma experiência mínima de 20 anos na área nuclear, 50% têm mestrado ou doutorado e os restantes têm cursos de especialização. A ABACC mantém um programa de cursos e treinamentos de forma a manter os inspetores capacitados e atualizados em relação aos procedimentos a serem utilizados.

Para manter a imparcialidade dos resultados, as inspeções são cruzadas: os inspetores brasileiros fazem as inspeções na Argentina e vice-versa.

  • 01

    Pré Inspeção

    Os inspetores vem à ABACC, são atualizados sobre a instalação a ser inspecionada e recebem os equipamentos e os selos metálicos que utilizarão para lacrar as áreas inspecionadas
  • 02

    Inspeção In Loco

    A inspeção in loco é sempre acompanhada pelo operador da instalação
  • 03

    Pós inspeção

    Na pós-inspeção, o inspetor prepara um relatório minucioso e conclusivo de suas atividades em campo, devolve os equipamentos e os selos metálicos não utilizados ou retirados da instalação
  • Lista de inspetores

    Inspetores argentinos
    Inspetores brasileiros

    Instalações sujeitas a inspeção 2017

    Tipos de instalação Argentina Brasil TOTAL
    Conversão e Fabricação de Combustível 9 2 11
    Plantas de Enriquecimento de Urânio 2 3 5
    Reatores de Potência 5 3 8
    Reatores de Pesquisa/Unidades Críticas e Sub-críticas 7 8 15
    Outras (Instalações de P&D, de Armazenagem, etc) 28 10 38
    TOTAL 51 26 77